Liberando Premium 2 (PLANEJANDO VOLTA)

Liberando Premium 2 (PLANEJANDO VOLTA) Game Blog | Created By Www.BestTheme.Net

Popular Posts

Category List

Blog Archive

O que é SSD?


Depois dos pendrives e cartões de memória, agora é a vez dos SSDs. Acrônimo de “Solid State Disks" (discos de estado sólido), SSD é um HD que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Por não possuir partes móveis, estes discos são mais resistentes a quedas e batidas, consomem menos eletricidade e o os ruídos são quase inexistentes, o substituto ideal para o HD que conhecemos hoje.
Exemplo de memória SSDO termo SSD é aplicável a qualquer outro dispositivo de armazenamento que não possua partes móveis, em geral cartões de memória Flash e alguns pendrives. Tais dispositivos são considerados mais seguros pois não estão expostos a ações mecânicas que, como a física mostra, estão sujeitas a erros e falhas.
Além disso, estes discos possuem tempos de acesso muito baixos, melhorando, e muito, o desempenho ao executar diversos aplicativos e iniciar o computador (boot). Mesmo com uma taxa de transferência semelhante à de HDs mais modestos, a tecnologia dos SSDs  está cogitada para a próxima geração de computadores.
Memória SSDEm contrapartida, o custo financeiro de um disco com chips de memória Flash é muito mais elevado que de um disco rígido mecânico. Em maio de 2007, um dos modelos mais acessíveis de SSD com 32GB custava em torno de US$ 475. Com o passar o tempo este preço tende a cair, mas o processo é gradual. Por enquanto, apenas notebooks ultraportáteis estão dispondo de tal tecnologia.
Futuramente, quando o preço da memória Flash for mais acessível, os SSDs estarão concorrendo com os HD por igual. Por enquanto, resta aguardar e usufruir da tecnologia nos cartões de memória.

Com a necessidade de tecnologias mais velozes e duradouras, as fabricantes de disco rígido optaram por investir em um novo tipo de item para armazenamento, os tais SSDs (Solid State Disks). Contudo, o consumidor ainda não sabe bem a diferença entre esses dois tipos de discos e sempre fica na dúvida se é, realmente, compensador investir em um SSD, visto que o preço ainda é elevadíssimo. Hoje o Baixaki lhe mostrará as diferenças técnicas entre essas duas tecnologias e os valores mais acessíveis para os dois tipos de disco, para que os interessados em trocar seu HD saibam se realmente a troca é uma boa ideia.
Produtos comparados
Em nosso artigo iremos abordar quatro discos específicos, sendo dois discos do tipo HD e dois do tipo SSD. Optamos por escolher discos de tamanhos (virtual) parecidos, para comparar com maior precisão as diferenças entre produtos que supostamente devem proporcionar as mesmas configurações.
Produtos comparados
Agora que você já conhece a aparência dos itens comparados, é hora de visualizar a primeira tabela que mostra as diferenças físicas entre estes pequenos componentes tecnológicos.
Peso e dimensões
Não há como negar, os SSDs são muito leves e compactos, ideais para computadores portáteis, gabinetes de menor porte e até mesmo para computadores comuns (onde o ar deve circular com maior facilidade). Nota-se claramente que os SSDs pesam quase cinco vezes menos do que os HDs comuns, fator muito interessante para quem gosta de carregar os dados consigo para todo lugar.
Velocidades e detalhes
Esta tabela serve mais como um informativo a respeito de alguns detalhes dos produtos analisados. Não foram efetuados testes com os discos, sendo que todos os dados apresentados foram fornecidos pelas fabricantes. Repare que os dois SSDs quase se igualam assim como os HDs também são muito parecidos. Assim que possível, testaremos alguns SSDs e você poderá conferir em primeira mão os resultados em nosso site.
Preços
É até engraçado olhar o preço de um SSD e acabar constatando que ele chega a ser mais caro do que um computador completo (incluindo monitor). Os HDs do mesmo tamanho estão numa faixa de preço super acessível e são ótimas opções para quem pensa em comprar um disco novo, porque ambos são de 7.200rpm e trazem memória buffer de valor elevado.
Notebook
Os computadores portáteis são os que mais ganham vantagens com os SSDs. Comparado com os discos rígidos, os discos de estado sólido são bem mais leve, gastam menos energia e aquecem muito pouco (visto que não há peças mecânicas nele), fatores ideais para um PC que você precisa carregar para todo lugar. Os SSDs ainda levam vantagem por não travarem ao ocorrer movimentos bruscos ou batidas no notebook.
Abaixo há um vídeo em que a Samsung mostra um teste completo entre um notebook com HD e outro com SSD. Em todos os testes fica bem claro que o notebook com SSD é muito superior. Um teste bem interessante é o de vibração que mostra os computadores executando um vídeo e o que ocorre com o computador que utiliza o disco rígido.